sexta-feira, 14 de maio de 2010

Problemas na vacinação para idosos atingiram 50 cidades de SP, diz conselho de secretários de Saúde

Diretor do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), o secretário municipal de saúde de São Bernardo do Campo, Arthur Chioro, afirma que cerca de 50 municípios de grande e médio porte do Estado sofreram interrupções no atendimento dos idosos que procuraram os postos de saúde para tomar a vacina contra a gripe comum nesta semana. “É uma estimativa com base nas informações que chegaram ao Consems”, argumenta.

O principal entrave seria a remessa insuficiente de doses feita pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Em São Bernardo, cidade administrada pelo PT, o número de material recebido para o início da campanha, no último sábado, teria sido totalmente insuficiente, segundo Chioro. “Pedimos 80 mil e recebemos 24 mil. Na segunda-feira, não tínhamos mais vacinas para oferecer para nossa população”, critica o secretário.
“Passamos o dia fazendo ações para convencer os idosos sobre a necessidade de participar de nossos atendimentos. Mas, quando eles comparecem em peso, não encontram resultado. Espero que as pessoas mais velhas não percam a vontade de tomar a vacina”, diz Chioro.

Em Mogi das Cruzes, cidade administrada pelo DEM, o problema também afetou o atendimento.

A prefeitura do município alega que igualmente recebeu um número reduzido de lotes, abaixo do combinado com o governo estadual. Eram 11 mil vacinas disponíveis no sábado, sendo que 9,5 mil pessoas compareceram para se prevenir contra a gripe.

Como o contingente de idosos chega a 36 mil em Mogi, houve uma falta nos postos de saúde logo no começo da semana.
Na cidade de Suzano, prefeitura nas mãos do PT, a situação também foi atípica. Foram recebidas 9.000 doses para o primeiro dia de vacinação, no sábado. Nos dias seguintes, no entanto, o desabastecimento interrompeu o atendimento dos idosos, que são cerca de 15 mil.
Em Diadema, a campanha só foi normalizada ontem. No último sábado, como informa a prefeitura gerida pelo PT, a vacinação foi comprometida pela falta de doses na cidade, o que levou o governo local a entrar em contato com a Secretaria do Estado, solicitando mais 35 mil doses da vacina sazonal. Até o momento, entretanto, foram entregues apenas 3.000 no início desta semana e outras 10 mil na quarta-feira.

A reportagem do UOL Notícias solicitou entrevista com algum representante da Secretaria Estadual de Saúde para explicar o motivo dos atrasos, mas até a noite de quinta-feira (13) não recebeu nenhum retorno.

O órgão afirmou apenas que eventuais problemas na campanha foram pontuais –e já estão superados– e que não existe falta de estoque.

A pasta afirma que São Bernardo, Suzano, Mogi e Diadema já teriam recebido reforços para conseguir atender a demanda da população.
A secretaria argumentou ainda que optou por fazer a distribuição das doses em duas etapas, por conta da logística para armazenar tantas vacinas. Seria por esse motivo, segundo a pasta, que algumas cidades sentiram um intervalo no recebimento dos lotes.
No total, 685.229 idosos foram vacinados em São Paulo no último sábado, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado. O número é 32,7% superior ao ano passado, quando 516.219 tomaram a vacina no período.

Fonte - Uol Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário