quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Conservadores britânicos querem drástica reforma das aposentadorias

MANCHESTER, Reino Unido, 6 Out 2009 (AFP) - Os conservadores britânicos, apontados pelas pesquisas de opinião como os favoritos das próximas eleições legislativas, apresentaram nesta terça-feira o projeto de elevar a idade da aposentadoria a 66 anos para os homens já em 2016, e não em 2026, como estava previsto, como parte de uma série de medidas para reduzir os déficits públicos.

"Nossa meta é adiantar a data em que a idade da aposentadoria passará a ser mais elevada", declarou George Osborne, porta-voz dos conservadores, em discurso pronunciado no segundo dia do congresso anual de seu partido em Manchester (noroeste da Inglaterra).

Segundo este plano, a partir de 2016, os homens britânicos só poderão receber pensão de aposentadoria aos 66 anos, contra 65 anos atualmente. A ideia dos trabalhistas era aplicar esta medida em 2026.

As mulheres, que podem atualmente receber pensão do Estado a partir dos 60 anos, teriam sua situação alinhada progressivamente com a dos homens, até chegar a 66 anos em 2020.

Estas medidas permitiriam economizar 13 bilhões de libras por ano.

Para as mulheres, a idade atual de aposentadoria de 60 anos deve passar a 65 anos até 2020, segundo os planos de atual governo.

"As pessoas que já estão aposentadas ou estão chegando à idade da aposentadoria não serão afetadas. Mas é desta forma que conseguiremos aumentar a base da pensão de aposentadoria para todos", argumentou Osborne.

Os conservadores avisaram que aplicarão uma série de medidas de austeridade se forem eleitos. A Grã-Bretanha está demorando para sair da recessão e é enfraquecida por uma previsão de déficit de 175 bilhões de libras (190 bilhões de euros, ou seja, 12,4% do PIB) para este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário