quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

"O presidente é uma pessoa saudável e está bem", diz médico após crise de hipertensão de Lula

Maurício Savarese - Do UOL Notícias
O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva, 64, afirmou que o presidente passa bem após sofrer uma crise de hipertensão durante visita ao Recife, em Pernambuco. “O presidente é uma pessoa saudável. Ele está bem”, disse aos jornalistas após conversar com Lula no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde a comitiva presidencial desembarcou por volta das 11h10 de hoje.



“Ele teve um aumento de pressão. Foi controlado. Fizeram [no Recife] uma avaliação clínica dele e acharam por bem dispensar o presidente porque estava tudo bem. Como estava previsto, talvez ele faça nos próximos dias um check-up anual”, explicou o médico. "Eu gostaria que essa avaliação fosse feita o mais rápido possível”, disse Kalil.

Mais cedo, o cardiologista havia dito que Lula fará um check-up “nem que tenha que ser puxado pela orelha”. A série de exames deve ser realizada ainda neste final de semana, provavelmente no Hospital Sírio Libanês. Kalil contou ainda que monitorou o estado de saúde do presidente desde a noite de ontem, por telefone.


Lula teve uma crise de hipertensão ontem à noite, quando estava no avião que o levaria para o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Ele foi internado no Real Hospital Português de Beneficência (RHP), na capital pernambucana, onde passou a noite. Lula recebeu alta às 6h55 de hoje e a agenda dele foi cancelada até segunda-feira (1º), por orientação médica.

Segundo o boletim médico, Lula teve uma crise hipertensiva, causada por forte estresse.
A pressão do presidente chegou a 18 x 12, quando normalmente fica em 11 x 8.

O Hospital Sírio Libanês informou que ele não passou por exames no último ano.
Na Suíça, Lula receberia o prêmio de Estadista Global. Ele será representado pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Em Davos, estão presentes vários membros do governo brasileiro, entre eles o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Aposentados e pensionistas terão direito a serviços bancários de graça

A partir do pagamento de janeiro, os 27 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no país terão direito a novos serviços bancários gratuitos. Entre as novidades, aposentados e pensionistas vão poder transferir o valor total do beneficio para uma conta-corrente de sua escolha sem pagar nada.

Outro item do acordo envolve o fornecimento de um extrato mensal de benefícios, que na prática funcionará como um contracheque. Os bancos têm até 180 dias para começar a fornecer o documento. O extrato servirá como uma espécie de comprovante de renda a esses consumidores.

Os bancos também se comprometeram a renovar todos os anos as senhas dos usuários, ajudando assim no censo previdenciário, que ocorre a cada cinco anos e garante a manutenção dos benefícios.

'Sem conta'

O pacote de serviços gratuitos, fruto de um acordo entre o INSS e os 17 bancos que realizam o pagamento de benefícios a aposentados e pensionistas no país, vale também para os mais de 15 milhões de aposentados e pensionistas que hoje não têm conta bancária, mas recebem o dinheiro da aposentadoria através do cartão magnético.

Se o usuário quiser migrar do cartão magnético atual e abrir uma conta-corrente, ele terá direito ao pacote de "tarifa zero" do Banco Central. Entre os serviços gratuitos estão o fornecimento de dez folhas de cheques por mês, dois extratos e quatro saques por mês.

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1438596-9356,00-APOSENTADOS+E+PENSIONISTAS+TERAO+DIREITO+A+SERVICOS+BANCARIOS+DE+GRACA.html

Premiê haitiano diz que mortes por tremor podem passar de 100 mil

da Folha Online

O forte terremoto que atingiu o Haiti --e, principalmente, a capital Porto Príncipe-- ontem (12) pode ter deixado milhares de mortos, disse o presidente do país, Rene Préval, em entrevista ao jornal "Miami Herald", a primeira desde a tragédia. O premiê Jean-Max Bellerive, afirmou à TV americana CNN acreditar que os mortos "estejam além dos 100 mil".

Na entrevista, o presidente Préval afirmou que, após o terremoto, o cenário é "inimaginável". "O Parlamento desabou. O escritório de finanças desabou. Escolas desabaram. Hospitais desabaram", afirmou o presidente. Préval afirmou ter passado por diversas comunidades, todas atingidas. "Há muitas escolas com muita gente dentro." Há pessoas presas também dentro do Parlamento, entre elas o presidente do Senado haitiano, Kely Bastien. "Todos os hospitais estão cheios de gente", afirmou.

"É uma catástrofe", disse a primeira-dama haitiana, Elisabeth Préval. "Estou pisando sobre corpos. Muita gente está soterrada sob prédios. O hospital geral desabou. Precisamos de apoio. Precisamos de ajuda. Precisamos de engenheiros", disse.

O terremoto de 7 graus de magnitude, segundo medição do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que atingiu ontem (13) a capital do Haiti, Porto Príncipe, deixou muitos prédios destruídos. Não há confirmação sobre o número de mortos, porém a expectativa é a de que sejam milhares. Entre os brasileiros, foram confirmadas 12 mortes, sendo 11 militares e a médica filantropa Zilda Arns.

O Brasil tem 1.266 militares na Força de Paz da ONU, a Minustah, dos quais 250 são da engenharia do Exército. Os militares já tiveram participação no socorro às vítimas dos furacões de 2004 e de 2008, que atingiram o Haiti.

Os escombros do tremor bloquearam as ruas. Entre os prédios que desmoronaram estão o histórico Palácio Nacional e o edifício da ONU (Organização das Nações Unidas) no país, no qual ao menos cinco pessoas morreram, conforme a própria organização. Mais de cem dos agentes da
ONU no país estão desaparecidos. A Cruz Vermelha anunciou, em comunicado, que 59 de seus funcionários locais ainda estão desaparecidos, mas que os nove funcionários internacionais do grupo estão seguros.

Porto Príncipe foi atingido por diversas réplicas --tremores de intensidade menor que ocorrem após um grande terremoto. Milhares de pessoas estão nas ruas em busca de informações sobre desaparecidos, ou reunidos em praças públicas para cantar hinos.

Jornalistas da agência Associated Press descrevem danos graves e generalizados pelas ruas, onde sangue e corpos podem ser vistos. Segundo a agência, dezenas de milhares de pessoas estão desabrigadas. A rede de TV CNN informou que possui imagens de mortos pelas ruas da capital haitiana, mas que são muito fortes para exibição.

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, disse nesta quarta-feira em entrevista a jornalistas que liberou verba de US$ 10 milhões (R$ 17 milhões) para as vítimas. A verba sairá do fundo da ONU de Alívio de Emergência.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Governo vai liberar FGTS para vítimas da chuva no Rio

Governo vai liberar FGTS para vítimas da chuva no Rio
Douglas Correa Da Agência Brasil No Rio de Janeiro
O governo federal vai liberar o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quem sofreu prejuízos materiais com a chuva dos últimos dias no municípios de Angra dos Reis e na Baixada Fluminense, no Rio.

A questão foi tratada nesta segunda (4), por telefone, entre o governador Sérgio Cabral e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas ainda não há um valor definido para as medidas de socorro
Lula e Cabral conversaram também sobre outras medidas emergenciais a serem tomadas pelo governo estadual e federal em relação à tragédia ocorrida em Angra dos Reis e em cidades da Baixada Fluminense, que já resultaram em 72 mortes, sendo 29 na Enseada do Bananal, na Ilha Grande, 21 no Morro da Carioca, uma comunidade carente no centro do município de Angra dos Reis, além de 22 vítimas nas cidades do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.

A liberação do FGTS será nos mesmos moldes do que foi feito em Santa Catarina, por ocasião das enchentes ocorridas no Estado.

O presidente Lula se comprometeu ainda, com o governador, a editar uma medida provisória para liberar recursos federais em caráter emergencial, suficientes para resolver as causas de enchentes e alagamentos nas cidades da Baixada Fluminense. Os recursos devem ser aplicados em dragagem de rios, construção de casas para reassentamentos, retirada de população de áreas de risco, drenagem e reflorestamento.

Para a cidade de Angra dos Reis, serão liberados recursos para a construção de moradias para as pessoas que vivem em áreas de risco, com a implementação de reflorestamento e contenção de encostas que apresentem possibilidade de desmoronamento.

O governador e a sua equipe vão se reunir com Lula no dia 13 próximo para apresentar os detalhes da proposta para a edição da MP, quando será discutido o valor a ser liberado para às vítimas da tragédia.