segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Aposentados terão reajuste de 6,02% em 2010

Os aposentados do INSS que recebem mais do que um salário mínimo terão um aumento real igual a 50% do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2008, disse ontem ao Agora o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Com isso, o aumento em 2010 deverá ser de 6,02% --3,47% da inflação prevista para este ano mais 2,55%, o equivalente à metade do crescimento do PIB do ano passado.

"Essa é a proposta do governo, e não vamos avançar em mais nada. O governo foi até onde dava", disse o ministro.

"O aumento ficará entre 6% e 7%", disse --a variação depende do fechamento da inflação para este ano.

Fonte: Jornal Agora

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Aposentadoria em meia hora - Você lembra desta notícia?

"Nunca na história do Brasil" foi dada tanta notícia que não foi comprida.

Na aposentadoria não foi diferente, alguns tentaram acreditar que a aposentadoria iria sair em 30 minutos lendo ou assistindo diversas reportagens como esta abaixo, mas até agora isso não funcionou.

E isso foi noticiado em 07 de Janeiro de 2009.

A pergunta que não quer calar: Você conseguiu a sua aposentadoria em 30 minutos?

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Aposentadoria cai 0,43% com expectativa de vida maior do brasileiro; veja tabela

da Folha Online
O brasileiro que se aposentar a partir de hoje terá uma redução média em seu benefício de 0,43%, devido ao aumento da expectativa de vida divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que passou de 72,6 anos em 2007 para 72,8 anos em 2008.
Em alguns casos, quando o segurado se aposenta com 70 anos ou mais de idade, o achatamento pode chegar a 1%.
A expectativa de vida faz parte de uma equação conhecida como fator previdenciário, utilizada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para o cálculo das aposentadorias, juntamente com outros dados. Na prática, o fator previdenciário determina que quanto maior a expectativa de vida, menores os valores das aposentadorias.
O novo fator previdenciário valerá de hoje até o dia 30 de novembro de 2010. O impacto é considerado pequeno e parecido ao do ano passado.
Newton Conde, atuário especializado em previdência, diretor da Conde Consultoria e professor da USP, calculou o impacto dos dados do IBGE na Previdência e disse que a expectativa de vida do brasileiro varia de acordo com a idade e o sexo. São essas as variações que pesam quando o trabalhador vai se aposentar.
Na prática, quanto mais jovem é o segurado que se aposenta, menor será seu benefício porque a Previdência entende que ele receberá a aposentadoria por mais tempo, já que sua expectativa de vida é maior.
Segundo Conde, para alcançar o mesmo valor que teria com a tabela antiga, o segurado terá de trabalhar até 72 dias a mais.
Comparando as expectativas usadas até ontem e a que será praticada a partir de hoje, no caso das idades em que as aposentadorias são concedidas, dos 39 aos 80 anos, a expectativa de vida aumentou, em média, 40 dias. No ano passado, o aumento foi de 39 dias.